SINTUFEJUF participa de cerimônia de posse da nova gestão da UFJF

17/04/2024

A  coordenadora geral do SINTUFEJUF, Maria Angela Costa, esteve presente na cerimônia de posse da nova gestão da reitoria da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), composta por Girlene Alves e o vice-reitor Telmo Ronzani.

A solenidade aconteceu no último dia 8, no Cine Theatro Central. 

Durante o evento, Maria Angela ressaltou a luta dos trabalhadores Técnico Administrativos em Educação (TAEs) que estão em greve. Ela destacou a importância da defesa da educação e defesa da saúde, especialmente com a segunda reitora eleita sendo da área. “Nós só tivemos duas mulheres, hoje a segunda, eleita como reitora. É muito pouco. Temos que colocar também nos nossos dias, nas nossas discussões, essa questão de gênero. Temos que aproveitar essa oportunidade para falar da nossa esperança, da nossa luta e de quanto é simbólico e representativo para nós que você, Girlene, tome posse hoje como a nossa segunda reitora.”, afirma Maria Angela.

A posse ocorre na mesma semana em que os TAEs completam um mês de greve, e uma semana antes da deflagração da greve dos docentes. O Comando Local de Greve (CGL) já havia apresentado ao então reitor em exercício, Marcus David, a pauta local da categoria. Entretanto, com a transição, é necessário buscar o compromisso da nova gestão com as demandas dos TAEs.

De acordo com o coordenador geral e representante do CLG, Flávio Sereno, foram enviados dois ofícios, o primeiro no dia 14 de março, três dias depois do início da greve, e outro no dia 8 de abril, primeiro dia de gestão da nova reitora. “A antiga reitoria nos recebeu após três semanas da obtenção da pauta. Todos os pontos sobre a greve foram abordados, porém a conversa foi pouco conclusiva, porque praticamente todos os pontos tinham uma resposta padrão de encaminhamento para a nova gestão. A nova reitoria, que está fazendo uma semana hoje, até o momento ainda não agendou reunião com o comando de greve.”, conta Flávio.

Notícias mais lidas