No final da tarde de ontem, 04 de abril, o Comando Local de Greve do SINTUFEJUF (CLG) marcou presença na Plenária Estudantil convocada pelo Diretório Central das e dos Estudantes (DCE) na Ágora ao lado do prédio da Reitoria da Universidade Federal de Juiz de Fora.
De acordo com coordenador geral do SINTUFEJUF e representante do Comando Local de Greve, Flávio Sereno, o CLG se fez presente desde os primeiros momentos da atividade, reforçando seu compromisso com as demandas dos técnicos-administrativos em educação e contribuindo ativamente para o debate sobre a greve na UFJF.
Conforme a convocação do DCE, a Plenária Estudantil teve como objetivo central discutir a situação da greve na universidade e promover um espaço aberto para que os estudantes pudessem se manifestar e interagir diretamente com os sindicatos dos professores e dos técnicos-administrativos em educação. Portanto, a participação ativa dos estudantes demonstra a importância do engajamento da comunidade acadêmica na defesa de seus direitos e na busca por soluções para os desafios enfrentados pela universidade. Deste modo, o convite aos representantes do SINTUFEJUF ressaltou a importância da participação dos trabalhadores técnicos-administrativos nesse diálogo, reconhecendo o papel fundamental desempenhado pela categoria na comunidade acadêmica.
Flávio, destacou a relevância da plenária e a receptividade dos estudantes. Na ocasião, ele explicou as razões da greve e fez um relato sobre a negociação das pautas, tanto no plano nacional quanto local. Ele enfatizou a necessidade de envolvimento da reitoria nas negociações, visto que é a administração superior quem detém o poder de resolver as demandas locais.
Além das falas do Comando de Greve e do SINTUFEJUF, a plenária também contou com intervenções da APES e de representantes discentes, enriquecendo o debate e proporcionando uma troca de ideias significativa.
Ao final do encontro, ficou a sugestão de se construir um ato unificado na próxima semana, ideia que será debatida nas instâncias de cada entidade envolvida.
Notícias mais lidas