Dia Nacional de luta das(os) Aposentadas(os) no SINTUFEJUF é celebrado com Baile de Carnaval “Vamos Acordar o Corpo”

24/01/2024

Em comemoração ao Dia Nacional de Lutas da(o) Aposentada(o), celebrado nesta quarta-feira, 24 de janeiro, o SINTUFEJUF prepara um evento especial para unir a celebração da data com as festividades do Carnaval. O projeto “Vamos Acordar o Corpo”, idealizado pela coordenação de aposentas(os) promoverá um animado Baile de Carnaval no próximo dia 02 de fevereiro.

A atividade, que acontecerá a partir das 14h, será realizada na sede campestre do SINTUFEJUF. Para facilitar a participação dos interessados, haverá transporte saindo do sindicato às 13h30. A proposta do evento é proporcionar momentos de lazer, descontração e confraternização, unindo o cuidado com a saúde às tradicionais festividades carnavalescas. As inscrições podem ser feitas pelo telefone 3215-7979.

Isabel Cristina Nascimento (Bel), coordenadora de aposentadas(os) do sindicato, destaca a importância de celebrar o Dia da(o) Aposentada(o). “É motivo para festa, mesmo reconhecendo que as políticas não contemplam essas pessoas, que construíram a nossa universidade”, afirma. 

Isabel destaca a importância desses servidores que, ao longo de suas carreiras, desempenharam papéis fundamentais dentro da universidade e para o serviço público. “Durante os movimentos grevistas, trabalhadoras(es) que atualmente estão aposentadas(os), já levaram no corpo físico as agressões da polícia, dormindo como davam em acampamentos de lona, contribuindo com a luta sindical, com o objetivo de cobrar seus direitos dos governos vigentes na época. Foram muitas conquistas obtidas graças a essas(es) trabalhadoras(es) aposentadas(os). Então, podemos e devemos comemorar sim”, opina. Ela ressalta ainda que muitos permanecem na luta, participando ativamente das manifestações e dos movimentos em defesa da categoria. Por isso, ela reafirma que nas negociações em curso, as trabalhadoras e trabalhadores aposentados não podem ser esquecidos. “Qualquer acordo com o governo precisa ser paritário”, afirma, acrescentando a necessidade contínua de reconhecer e valorizar a experiência das(os) aposentadas(os), mesmo após o término de suas atividades formais. “Neste Dia das(os) Aposentadas(os), queremos expressar nossa profunda gratidão as(aos) servidoras(es) que dedicaram anos de trabalho, conhecimento e esforço às instituições de ensino superior. Suas contribuições foram essenciais para a construção e fortalecimento de nossas universidades”, completa.

A ideia de integrar o projeto ao Carnaval surgiu para agregar mais ludicidade à atividade. “Para as aulas, o que precisamos é da animação de cada pessoa presente! Que seja para uma conversa ou até mesmo movimentação do corpo!”, ressalta Isabel.

O projeto “Vamos Acordar o Corpo” teve início em agosto de 2023 e tem proporcionado uma oportunidade única para pensionistas e aposentadas(os) sindicalizadas(os). As atividades visam promover a saúde e o bem-estar dos participantes, incentivando a prática de exercícios corporais e o convívio social.

Isabel, responsável por ministrar as aulas que ocorrem duas vezes por semana pela manhã, destaca o objetivo principal das atividades: “Proporcionar um reencontro entre antigos colegas de trabalho, estimular a prática de exercícios corporais de forma segura e personalizada, além de criar momentos de bem-estar e boas lembranças.” As atividades do projeto ocorrem em diferentes espaços, como a sede administrativa, o Campus da UFJF, o Jardim Botânico e a Sede Campestre do sindicato. A participação no projeto é gratuita, fortalecendo o compromisso do SINTUFEJUF com o bem-estar e a qualidade de vida de seus associados.

Conforme a coordenadora geral do Sintufejuf, Maria Angela Costa, o sindicato está atento às políticas para as aposentadas e aposentados não apenas neste dia comemorativo. Ao longo do tempo, o SINTUFEJUF promove várias atividades, como as diversas viagens que contam com a participação massiva do público aposentado e o próprio projeto “Acordar o corpo”. O projeto surgiu como demanda a partir do público que participou do  “Programa de Preparação e Educação para a Aposentadoria – PPEA” , em parceria com a coordenação de aposentadas(os) e pensionistas, sob coordenação da assistente social e TAE, Anna Cláudia Rodrigues Alves.

Entretanto, apesar da data de celebração, conforme Maria Angela, diante do descaso do governo com as aposentadas e aposentados, não há muito o que comemorar. Ela enfatiza, que a recente proposta apresentada em mesa nacional de negociação exclui essa parcela da categoria, uma vez que oferece reajuste em 2024 apenas em benefícios que as aposentadas e aposentados não recebem, como vale alimentação e auxílio creche. Deste modo, a coordenadora convida a todas e todos a participarem da assembleia amanhã, 25, às 16h no auditório da Reitoria e pela plataforma meet, que terá como pauta a  avaliação da proposta do governo e da contraproposta elaborada pelo Fonasefe (campanha salarial, 2024). “É uma proposta que o SINTUFEJUF e a Fasubra não aceitam, uma vez que deixa de fora (as)os aposentadas(os), e nós sempre defendemos e não abrimos mão da paridade! Por isso, é  muito importante participar do movimento de luta”, destaca. 

Além disso, Maria Angela convida para a live da Fasubra, que acontece hoje, às 17h através do link https://www.youtube.com/watch?v=3N9j4G5gBmo,  “Aposentados: resistência, vivências e conquistas” com participação da direção do SINTUFEJUF. O evento virtual contará com a presença do Secretário Nacional dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa – MDHC, Alexandre da Silva, e a direção da Fasubra.

“Viva as aposentadas e aposentados, pilares essenciais de nossas conquistas até os dias atuais! Com gratidão, reconhecemos a sabedoria, a dedicação e a resiliência que moldaram nosso presente. Que este dia seja um tributo merecido a cada um que contribuiu para um legado de realizações e dignidade”, celebra Maria Angela.

Obs: O SINTUFEJUF já enviou pelos correios o calendário de 2024 e o boletim informativo de janeiro contendo informações da assessoria jurídica, chegando em suas casas a partir de amanhã, 25.

Notícias mais lidas