Projeto coordenado pelo TAE do ICE, Igor Novaes, leva familiares de trabalhadores ao Planetário da UFJF

19/07/2023

Com o objetivo de integrar e levar conhecimento científico aos técnico-administrativos em educação (TAEs), docentes, terceirizados e seus familiares, o TAE do ICE, Igor Novaes, desenvolveu o 1º Encontro de filhos e funcionários da UFJF. O evento de extensão contou com uma visita ao Planetário do Centro de Ciências na última terça-feira, 18.

De acordo com Igor, trata-se de um projeto piloto que tem como propósito, a partir do retorno dos participantes, elaborar um edital para incorporar a atividade ao calendário da instituição como “Dia da Família”. Segundo ele, a ideia é unificar a comunidade. “Nós vivemos em grandes e pequenas bolhas, e os próprios TAEs, professores e terceirizados, eles não se conhecem fora do seu local de trabalho, apesar da UFJF ter essa amplitude toda”. Deste modo, Igor acredita que a experiência poderá possibilitar uma forma de estreitar os laços e mostrar que aquilo que é trivial para um, pode ser complexo para o outro. “O projeto consiste em trazer nossas famílias para conhecer nosso ambiente de trabalho e assim conhecermos uns aos outros, pois todos trabalham há décadas aqui e um não conhece o outro por falta de oportunidade”, comenta.

Inicialmente a atividade foi pensada para o departamento de Física da UFJF, porém com a pretensão de estender para outros setores futuramente. “A ideia é que cada departamento mostre o seu melhor para o seu filho, para os filhos dos amigos e a gente possa ampliar isso. Eu espero que se perpetue”, explica o TAE.

Para Igor, a atividade superou a expectativa de público, apesar da breve divulgação. “A minha estimativa era de 30 pessoas, eu acho que veio um pouquinho a mais, em torno de 50”. O TAE explica que a ideia surgiu de forma orgânica a partir do diálogo entre os trabalhadores sobre seus filhos não conhecerem seu local de trabalho. Deste modo, foi  formalizado o projeto em menos de 24 horas, e o convite aconteceu através do boca a boca entre os colegas. “Se nós tivéssemos pelo menos uma semana de divulgação, a adesão seria ainda maior, pelo que eu vejo com os outros servidores. Muitos não tiveram tempo de se preparar para poder vir”, explica.

O coordenador do SINTUFEJUF e TAE do ICE Paulo Vitor Cota levou sua esposa e filho, e elogiou a iniciativa. “Eu achei interessante. Trouxe a família dos funcionários para conhecer um pouco das atividades que são desempenhadas aqui na universidade, neste caso, o Planetário e o centro de ciências. Permitiu a divulgação de algumas atividades que a universidade desempenha, de coisas que a ciência pode apresentar. De certa forma, permite agregar e conhecer novas pessoas e familiares de pessoas que a gente convive no dia a dia”, comenta.

Segundo o vice-diretor do Centro de Ciências e professor, José Luiz Matheus Valle, diariamente o espaço recebe visitas da comunidade externa, escolas e público em geral, mas o público da própria instituição é algo raro. “A gente até recebe, às vezes, alguma pessoa que vem. Mas uma atividade assim, mais estruturada do pessoal da universidade mesmo, é incomum de acontecer. Essa é uma coisa que eu gostaria que tivesse mais frequência. Depende um pouco da gente se organizar para que a universidade saiba que tem esse tipo de atividade que a gente pode fazer aqui”, opina.

O técnico administrativo Paulo Alceu de Almeida Rezende aproveitou para levar seus filhos Lucas e Thiago e elogiou a iniciativa. “É genial, porque mesmo a gente que é funcionário não tem noção dos setores que tem aqui na Universidade. E trazer a nossa família para cá é uma grande oportunidade. Você mostra o trabalho realizado aqui. Eu trouxe dois filhos e traz gratificação pra gente. É o orgulho de trabalhar na UFJF”, conta. Thiago e Lucas também aprovaram a visita. “É muito legal”, afirmaram as crianças.

Fotos: Igor Novaes

Notícias mais lidas