Proposta de Minuta da resolução do Programa de Gestão e Desempenho (PGD)/Teletrabalho da UFJF será debatida em assembleia na próxima terça, 11

07/07/2023

Na próxima terça-feira, 11, as trabalhadoras e trabalhadores técnico-administrativos em educação da UFJF irão discutir a proposta de “Minuta da resolução do Programa de Gestão e Desempenho (PGD)/Teletrabalho”, elaborada pela comissão do PDG da UFJF. O documento será pautado em assembleia da categoria a partir das 9h no anfiteatro da reitoria e pela plataforma meet.

De acordo com Flávio Sereno, coordenador geral do SINTUFEJUF e representante do sindicato na comissão criada no Conselho Superior (Consu), a equipe é formada por três diretores de unidades acadêmica, a pro reitora de gestão de pessoas, técnicos da Progepe, direção do CGCO, representação da gestão de pessoas de GV e do HU e o Sintufejuf. Segundo ele, durante a elaboração do texto, o sindicato defendeu que a regulamentação fosse compatível com a flexibilização, e que refletisse a realidade da universidade. “Foi um debate intenso e longo que resultou nesta minuta”, conta.

Conforme o coordenador de Administração e Finanças do SINTUFEJUF e também membro da comissão, Luiz Tegedor, a diversidade da equipe contribuiu para que as diferentes visões permeassem a produção do texto e intensificassem o processo de negociação. “Há diretores de unidade, gestão de TI, gestão de pessoas. Vislumbro um ganho em qualidade de vida e condições de trabalho. Por outro lado, é voltado para as tarefas e há tarefas que não são viáveis de serem entregues por meio dessa modalidade de trabalho”, opina.

Paralelamente à construção do documento, o SINTUFEJUF realizou algumas reuniões abertas com a categoria e com as unidades acadêmicas para discutir o tema. Segundo Flávio, esses encontros foram importantes para organizar as demandas e preocupações dos TAE’s como o processo de avaliação, a possibilidade de empréstimo de equipamentos dentre outros pontos.

Luiz Tegedor explica que, como se tratava de texto em elaboração, não era possível discutir a minuta nas reuniões da categoria. “Mas as linhas gerais sim, foram expostas por nós e buscamos colher as contribuições mais amplas do debate. Agora, a fase é de ver o texto nas suas minúcias e colocar uma crítica mais aprofundada e detalhada, para que todos tenham a oportunidade de opinar”, conta.

Segundo Flávio, o documento que será apresentado na assembleia reflete a síntese dos debates da comissão com seus diversos pontos de vista e perspectivas. “Não é o ideal, mas foi o possível de ser construído e atende, a nosso ver, a grande demanda existente na categoria por essa regulamentação”, opina.

Após apreciação da assembleia, a comissão se reunirá na quarta-feira, 12, para analisar as contribuições da categoria antes da proposta de minuta ser pautada no Consu.

Confira o documento: https://sintufejuf.org.br/wp-content/uploads/2023/07/Minuta-Resolucao-PGD.pdf

Notícias mais lidas