7 de agosto é Dia Nacional de Luto e Luta, em defesa da vida e dos Empregos

05/08/2020

Nesta sexta-feira, 7 de agosto, o Sintufejuf e a Fasubra irão aderir ao Dia Nacional de Luto e Luta, em defesa da vida e dos Empregos. A data é uma convocação de diversas centrais e movimentos que compõem a Campanha #ForaBolsonaro. O objetivo é denunciar a política genocida do atual governo, num cenário nacional de aproximadamente 100 mil mortos pela pandemia, e diante da maior crise social e econômica da história, levando ao crescente índice de desemprego no país.

A partir desta conjuntura, a Fasubra e o Sintufejuf se opõem ainda ao retorno das aulas presenciais, não apenas nas Universidades e Institutos Federais, mas também nas escolas. Esta medida, que vem sendo adotada por governadores e prefeitos, coloca em risco a vida dos trabalhadores das instituições de ensino, dos alunos e de seus familiares, uma vez que contribui para a contaminação pelo coronavírus.

Diante disso, o sindicato convoca toda a categoria a realizar manifestações virtuais subindo as hastags #ForabolsonaroeMourão #BastaDeMortes #EmDefesaDaViva #TodasAsVidasImportam #VidasAcimaDosLucros, e atos simbólicos em suas janelas, para mostrar ao poder público que o povo é contra esse governo genocida.

Bolsonaro insiste em negar a pandemia, contrariando especialista em saúde pública, organismos e protocolos internacionais e contribuindo para o crescente número de mortes, que, conforme o ritmo, a estimativa é chegar a 100 mil ainda esta semana. Junto a isso, de acordo com dados do IBGE, a taxa de desemprego cresceu 24,6% entre maio e julho (o que representa um contingente de 675 mil trabalhadores a mais sem emprego), enquanto a taxa de trabalhadores na informalidade (e consequentemente sem direitos trabalhistas) só vem aumentando.

Por isso, a importância de marcar este 7 de agosto pela insatisfação da população brasileira com o atual governo, mostrando a resistência e a luta, por um estado forte e que respeite o povo brasileiro. #ForabolsonaroeMourão #BastaDeMortes #EmDefesaDaViva #TodasAsVidasImportam #VidasAcidaDosLucros

Notícias mais lidas