58 anos de dedicação, mobilização, conquistas e resistência de uma entidade forte e de lutas

09/02/2021

O dia 9 de fevereiro é especial para as trabalhadoras e trabalhadores da UFJF. Nesta mesma data, há 58 anos, foi criada a Associação dos Servidores da UFJF (ASUFJF), que posteriormente se tornaria o Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino de Juiz de Fora (SINTUFEJUF).

58 anos de dedicação, mobilização e conquistas de uma entidade forte marcam a história deste sindicato que não foge à luta política e à resistência contra projetos de precarização do serviço público, principalmente da Educação e Saúde. Por isso, para Flávio Sereno, Coordenador Geral do SINTUFEJUF, celebrar a data de aniversário do sindicato é importante, mesmo em tempos tão difíceis. “Uma ferramenta de luta com a história do SINTUFEJUF que comemora hoje 58 anos. São muitas conquistas ao longo dos anos e muitas batalhas que fizeram de nossa entidade uma referência”, afirma Flávio. “Para nós é uma satisfação poder participar desta história da organização coletiva dos trabalhadores da educação pública brasileira”.

Maria Angela, Coordenadora Geral do SINTUFEJUF, também ressalta a importância do sindicato para a luta das trabalhadoras e trabalhadores. “Fico muito feliz de fazer parte deste sindicato que é um instrumento de luta inigualável, e agora podendo fazer parte não só como militante que participou da transformação da ASUFJF em SINTUFEJUF e como trabalhadora da UFJF, mas também estando na linha de frente das lutas que travamos e conquistas que tivemos”.

A coordenadora defende que o movimento sindical é responsável por todas as conquistas que as trabalhadoras e trabalhadores tiveram até hoje, principalmente no serviço público. “Então é só alegria fazer parte da comemoração dos 58 anos do SINTUFEJUF. A luta sindical é essencial para a luta de classe. Sem elas, nós ainda estaríamos na condição de escravos. Todos os direitos, todas as conquistas que tivemos até hoje, foi através do movimento sindical e da luta de classe. Parabéns a todas e todos os sindicalistas, a toda a categoria de trabalhadoras e trabalhadores que constroem sindicatos fortes e a toda a categoria do SINTUFEJUF que faz com que esse sindicato seja referência na cidade.”

SINTUFEJUF

SINTUFEJUF