01 de fevereiro é Dia Nacional de Lutas pela vacina para todos e todas e contra a Reforma Administrativa

No dia 01 de fevereiro, “Dia nacional de lutas pela vacina para todos e todas e contra a Reforma Administrativa” trabalhadores e trabalhadoras do serviço público federal se unem em diversas atividades de mobilização em todo o país e nas redes sociais. A data compõe a jornada de lutas convocada pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), juntamente com centrais sindicais e entidades do funcionalismo público e foi definida em reunião realizada em 14 de janeiro com a participação da Fasubra.

O Fórum das Entidades dos Servidores Públicos Federais de Juiz de Fora e Região (Fosefe), do qual o SINTUFEJUF faz parte, junto com a APES, SINASEFE (Rio Pomba e Barbacena), SINDSPREV, SITRAEMG, SINDSEP-MG, SINDIRECEITA e SINPRF também aderiu à jornada. De acordo com o coordenador geral do SINTUFEJUF, Flávio Sereno, a mobilização conta com carro de som circulando nos bairros, outdoor em Juiz de Fora, Rio Pomba e Barbacena, ativismo nas redes sociais, spot nas rádios além de uma projeção na fachada do Hospital Universitário CAS/UFJF. Segundo ele, as principais pautas são a defesa da vacinação para toda a população, retorno do auxílio emergencial e dos programas de proteção ao emprego.

Conforme Flávio Sereno, os atos acontecem na mesma data em que ocorrem as eleições para presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. E essas pautas estão relacionadas ao fortalecimento do setor público, o oposto do que significa a proposta de Emenda Constitucional nº32, da Reforma Administrativa do governo e o Plano Mais Brasil que está no Senado. “Como a ideia é dialogar e pressionar o parlamento para que não aprove essas medidas de desestruturação do serviço público, o dia da eleição dos presidentes da Câmara e do Senado é um dia marcante” explica. Segundo ele, paralelo a todas as atividades nacionais, acontece uma vigília no Congresso Nacional, em Brasília, e a entrega de um manifesto do Fonasefe aos candidatos da presidência das duas casas. “A gente está pelo Fosefe entregando cópia desse manifesto aos deputados da cidade e região” conta.

SINTUFEJUF

SINTUFEJUF